Apresentação

Friedrich Nietzsche (1844-1900) exerceu determinante impacto no pensamento ocidental. Entre elogios e críticas, é impossível falar dos diversos âmbitos da cultura contemporânea sem remissão à sua obra. E o interesse não pára de crescer justamente por se reconhecer na obra nietzscheana a abertura que ela proporcionou aos diversos aspectos do pensar.

No caso de Nietzsche, vida e pensamento filosófico se confundem, pois a reivindicação maior de suas obras é a interrelação entre vida e obra. Ou melhor, a percepção da vida como expressão artística, um permanente campo de experimentação sem pré-determinações e constantemente aberto à criação. É do cruzamento vida-obra que Nietzsche pensa e faz pensar.

Discutir a atualidade desse pensamento e suas possíveis interpretações e interfaces é o objetivo do ciclo de palestras Nietzsche: Filosofia, arte e vida, que oferece encontros com alguns dos principais pesquisadores do filósofo. Entre os temas abordados, estão a importância da cultura grega e da afirmação da vida, a crítica aos valores judaico-cristãos, as contribuições nietzscheanas para a educação e as singulares compreensões do trágico, da liberdade, do corpo e da subjetividade.

O ciclo de palestras Nietzsche: Filosofia, arte e vida surge do desejo dos organizadores em oferecer ao grande público o acesso a tais discussões e a oportunidade de discuti-las com pensadores dedicados a estudá-las, problematizá-las e disseminá-las.

Organização e Coordenação Geral:
André Masseno e Tiago Barros

Mais informações:
nietzschecaixa@gmail.com

26 a 29 de junho de 2012
CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro
(próximo ao metrô Carioca)
Telefone: (21) 2544-4080

As vagas para a edição Rio de Janeiro serão preenchidas
pela ordem de chegada a cada palestra.
80 vagas. Sujeito à lotação.
Senhas distribuídas uma hora antes.

17 a 27 de julho de 2012
CAIXA Cultural Brasília
SBS Qd 4 lote 3/4
Edifício anexo à matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448

Período de inscrição Brasília: 01 a 15 de julho de 2012
40 vagas preenchidas por ordem de inscrição
Inscrições: Nome completo para o email nietzschecaixa@gmail.com
AS INSCRIÇÕES ESTÃO ENCERRADAS